Antes da pandemia começar, eu fui passear na Benedito Calixto, local muito charmoso e conhecido em São Paulo, e comprei uma linda Flauta Doce vermelha.
Estava realmente engajada para começar a tocar, porém diante da correria entre palestras e atendimentos clínicos confesso que ela acabou sendo deixada de lado.
Quando centralizei as minhas atividades para o online, tomei a atitude de tirá-la de dentro da gaveta e a deixei ao meu lado na minha mesa do escritório, ou seja, todos os dias olhava para ela e pensava “Preciso me dedicar a minha flauta doce” e então comecei a priorizar e tentar arrancar algumas notas musicais pelo menos 30 minutos por dia.
Pude constatar que realmente a música reduz a ansiedade e deixa a quarentena mais leve. Sair de casa é um risco, ficar em casa é seguro, porém pode causar tensão e pode ser muito árduo. O ato de ouvir músicas e aprender algum instrumento musical é um alívio, além de ajudar a ocupar a cabeça.
A música está presente em diversos momentos da nossa vida, tenho certeza que ao ouvir alguma música ou algum artista em específico você viaja no tempo e por vezes até se emociona. Já aconteceu isso com você?
Os fãs de ouvir uma boa música dizem que ela é um remédio para a alma e tem o poder de contribuir para a sensação de bem estar, redução de estresse e ansiedade.
“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”
Platão.
Veja abaixo os 15 benefícios de ouvir música e de aprender um instrumento musical:
1. Aumenta os estímulos cerebrais e com isso melhora a capacidade de memorização;
2. Aprimora a habilidade de gerir o tempo e de se organizar. Para aprender a tocar algum instrumento é fundamental dedicação. Reservar algumas horas do dia para se dedicar, organizar o ambiente para este momento é fundamental. Dica valiosa: Definir metas coerentes e fazer uso eficiente do tempo;
3. Melhora a coordenação. O músico precisa ler a partitura, converter a nota em padrões motores específicos, necessita ter atenção e cuidado com a respiração e ritmo;
4. Aumenta as habilidades para leitura e interpretação de texto;
5. Exige compromisso e responsabilidade. Cuidar do instrumento, mantê-lo limpo, organizar a agenda de eventos e ensaios;
6. Amplia o acesso a outras culturas e tradições;
7. Atenção concentrada. O músico precisa ter atenção ao ritmo, harmonia, melodia, altura, posição da mão e tudo isso ao mesmo tempo. Quando a música é reproduzida em um grupo ou banda o desafio é ainda maior, pois além do seu próprio som, precisará ouvir todos os outros instrumentos e manter a harmonia. Exige generosidade quando as atividades são em grupo.
8. Proporciona um sentimento de conquista: Quando o músico reconhece que superou desafios, quando consegue tocar os acordes e além dele próprio e o público consegue identificar a música que está sendo tocada é muito gratificante e serve como um incentivo para a prática. Sinal que está valendo todo o esforço e a prática;
9. Ameniza a timidez, evita a solidão e ajuda a promover habilidades sociais;
10. Aumenta a habilidade de escutar. Ao tocar um instrumento o músico precisa ouvir tudo com muita atenção. Identificar quando está tocando uma nota errada e corrigir, por exemplo. Ao tocar qualquer instrumento, naturalmente a sua habilidade de escuta melhora;
11. Reduz o medo do palco e a vergonha. Com o passar do tempo cria-se o hábito de se apresentar em grupo e com isso o músico acaba perdendo o receio do palco, a timidez e a vergonha.
12. Contribui para a produtividade e concentração. Se você estiver trabalhando em um local com muito barulho de pessoas e ruídos, a música lhe ajudará a criar um isolamento acústico. Agora, se o seu trabalho envolve atividades repetitivas e pouco prazerosas, a música pode até agilizar e tornar a atividade mais prazerosa. Dica: Evite ouvir musicas quando estiver fazendo alguma atividade profissional pela primeira vez ou que exija a sua máxima concentração, pois ela pode te atrapalhar. Ok?
13. Promove a felicidade na vida de quem toca e daqueles que estão ao redor. Tocar um instrumento pode ser divertido e até emocionante. Ao tocar uma música que os seus amigos e parentes gostam e ver a reação positiva das pessoas que você ama é muito gratificante.
14. Relaxar ou energizar. Ouvir música nos momentos de lazer e descanso.
15. Cantar para os seus filhos, sobrinhos e netos contribui muito para a memória afetiva e história sonoro musical. Quais músicas o seus pais cantavam para você, lembra?
Atenção ao volume e a frequência que tem escutado música, pois pode ter efeitos negativos. Valorize os momentos de silêncio. Lembre-se: Todo excesso faz mal.
Nietzsche disse “Sem a música, a vida seria um erro”. Você concorda com ele?
Espero que tenha gostado do artigo.
Desejo que a música esteja sempre presente em sua vida e que possa lhe trazer ótimas lembranças de momentos inesquecíveis.